Comunidade Senhor do Bonfim (19) 3241-8013

INFORMATIVO ON LINE (Histórico)

Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim

ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS – SP

Maio de 2016

 

MENSAGEM DO PÁROCO

Iniciamos uma nova fase de comunicação em nossa Comunidade Paroquial do Senhor do Bonfim: o INFORMATIVO ON LINE. Ele procurará trazer sempre o rosto atual da nossa Comunidade Eclesial, abordando os principais tópicos vida de fé: Evangelização; Liturgia; Fraternidade e Administração. Cada setor é formado por uma Comissão. Cada comissão tem os seus Serviços Pastorais. Sinal de unidade de toda a vida paroquial é a Coordenação Colegiada Paroquial (CCP), auxiliada pelo Conselho Pastoral Paroquial (CPP). O grande momento é a Assembleia Pastoral Paroquial. Que o Senhor do Bonfim nos ensine a Ser Igreja! Que Maria Santíssima nos ajude a caminhar com Cristo! (Padre Divino Antônio Pontes de Moraes).

 

MENSAGEM DA COORDENADORA DO CCP

Como cristãos, temos uma missão: "Evangelizar". São várias as formas que disponibilizamos para isso, a exemplo dos responsáveis pelos diversos serviços pastorais e sociais de nossa paróquia, ou seja, desde o catequizar, preparar as celebrações (reflexões, objetos, ornamentação, músicas) e preservar a religiosidade popular, levar a eucaristia aos irmãos enfermos, até o fornecimento de cestas básicas aos necessitados, nas aulas de artesanato, nos encontros com os idosos e encontros de formação, nas incríveis festas sociais, além do cuidado com as atividades burocráticas, ou seja: secretariar, manter as estruturas físicas e receber o dízimo. Com uma comunicação abrangente, um acolhimento fraterno e caloroso, nossos irmãos de fé, conseguem levar e realizar, com muita dedicação e responsabilidade, a evangelização para todos os que buscam o encontro com Jesus Cristo! (Sueli Marli Serregni Ribeiro)

 

COROAÇÃO DE MARIA

Nos dias 07 (sábado) e 08 (domingo), pp, a Assembleia Litúrgica realizou o rito da Coroação de Maria Santíssima. Houve muita alegria e fé. A coroação de Maria é uma homenagem filial. A coroa é sinal de amor, reconhecimento à Mãe santíssima. A coroa de Maria é feita com a beleza de nosso amor, enfeitada com o brilho de nossa fé e com as flores de nossa esperança. Vá louvar com alegria Maria santíssima no Templo, durante o mês de maio.

 

MAIO: MARIA MÃE...

Estamos no mês de Maio! Maio, mês de Maria! Maria, Mãe de Jesus!

Jesus, na cruz, tornou-a “nossa Mãe”. Desde 03/12/2007, em nossa Paróquia, a pastoral das Capelinhas de Nossa Senhora existe para intensificar a devoção a Maria Santíssima, através da reza do Rosário ou do Terço Mariano. Semanalmente, os grupos de famílias fazem a Capelinha circular pelas residências dos paroquianos. Cada membro dessa pastoral deve ter essa perspectiva: com Maria, e como Maria, anunciar e viver a salvação de Cristo Jesus em seu Lar, na Igreja Paroquial e na Sociedade Campineira. Diante da presença de Maria, nos sentimos como crianças necessitadas dos cuidados de tão terna e afetuosa Mãe. Queremos confiar a Maria nossas vidas, nossos anseios, nossos sonhos e de modo muito particular nossas famílias, para que por sua intercessão possamos realizar plenamente a vontade do Pai, na vida de cada um de nós. (Reflexão do Pároco)

 

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

O Papa Francisco ressalta a importância de usar as redes sociais para promover o bem da sociedade. “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo” é tema da mensagem divulgada no dia 22/01/16, para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais (08/05/2016). A mensagem na íntegra pode ser acessada em: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20160124_messaggio-comunicazioni-sociali.html. O texto escrito pelo papa Francisco está em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. De acordo com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a data quer ser ocasião para refletir sobre as “sinergias profundas entre comunicação e misericórdia”. O papa explica que “o Ano Santo da Misericórdia” meditará a relação entre a comunicação e a misericórdia. “Com efeito, a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir”, escreveu Francisco. Na mensagem, recordou, ainda, a importância do uso correto das redes sociais para a promoção do bem comum. “As redes sociais são capazes de favorecer as relações e promover o bem da sociedade, mas podem também levar a uma maior polarização e divisão entre as pessoas e os grupos”, disse o papa. (Fonte Santa Sé)

 

CORPUS CHRISTI NA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. A solenidade de Corpus Christi será celebrada dia 26/05/2016, quinta-feira, às 16h00, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral metropolitana. Você leitor(a), está convidado(a) para ajudar na montagem do Tapete de Corpus Christi, na Praça em frente à Catedral. Início no dia 25/05 à noite, e no dia 26/05 desde as 7:00 da manhã até o início da Cerimônia. “Venham participar, unidos faremos mais”. Quem também puder arrecadar serragem, álcool, borra de café... será muito bem vindo!!! Maiores informações na secretaria da Catedral, fone 3231 2085. Convide seus parentes e amigos! Compartilhe este evento!!!

 

PASTORAL DO DIZIMO

O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal, mas também como direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé. O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade.

 

CAMPANHAS NO SENHOR DO BONFIM

A Comunidade está fazendo a Campanha da Esponja de Cozinha e do Lacre das Latinhas de Bebidas. Além de contribuir para o meio ambiente, com o envio de esponjas, você pode colaborar por um Mundo Melhor. Para ajudar basta juntar o máximo de esponjas, (deixá-las secar para que não peguem fungo) e entregar no Templo do Senhor do Bonfim. A Campanha Lacre do Bem consiste na arrecadação de 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio, que são trocadas por uma cadeira de rodas.

 

Papa Francisco: deixai-vos reconciliar com Deus

Quando pecamos, pensamos que Deus se afasta de nós, mas, na verdade, somos nós que Lhe “viramos as costas”, pois rejeitamos o seu amor, ficamos fechados em nós mesmos, iludidos por uma falsa promessa de mais liberdade e autonomia – afirmou o Papa. Porém, Jesus, o Bom Pastor, não se cansa de ir atrás da ovelha perdida, oferecendo-nos a reconciliação com Deus: ao dar-nos a sua vida, Ele nos reconciliou com o Pai – declarou Francisco que exortou os cristãos a deixarem-se reconciliar com Deus: “«Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5,20): é o grito que o Apóstolo Paulo dirige aos primeiros cristãos de Corinto, hoje com a mesma força e convicção vale para todos nós.” (Audiência jubilar com o Papa Francisco - Sábado, 30 de abril) Fonte: Rádio Vaticano Brasil

 

ATIVIDADES PERMANENTES

Ø - Terço dos Homens - segunda-feira, às 19h45, no Centro Pastoral.

Ø - Artesanato - terça-feira, das 13h às 17h, no Centro Pastoral.

Ø - Oficina Santana (idosos) - quarta-feira, das 13h às 17h, no Centro Pastoral.

Ø - Catequese infantil – sábado, das 09h às 10h30, no Centro Pastoral.

Ø - Preparação Batismal - primeiro sábado do mês par, das 14h às 19h, no salão do templo.

Ø - Religiosidade Popular, confira cronograma (terço, adoração, Santo Antonio...).

Ø - Encontro de Formação - primeira quarta-feira do mês, às 19h30, no templo.

*Maiores Informações: Atendimento Paroquial

 

EXPEDIENTE

INFORMATIVO ON LINE

Coordenação: Padre Divino Antônio Pontes de Moraes

PasCom: Maria Lúcia Agnello

Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim – Arquidiocese de Campinas – Forânia São José.

End: Av. Gov. Pedro de Toledo 969, Bonfim, Campinas, SP. CEP13070-751

Fone: (019) 3241 8013 – E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.paroquiasenhordobonfim.org.br - Facebook: Senhor do Bonfim de Campinas